ESCOLA MUNICIPAL ORLANDO SPÍNOLA

ESCOLA MUNICIPAL ORLANDO SPÍNOLA

domingo, 12 de dezembro de 2010

2 - PROJETO: AS REGIÕES DO BRASIL - APRESENTAÇÃO DA REGIÃO NORTE - PAGINA - 02

ESCOLA MUNICIPAL ORLANDO SPÍNOLA
PROJETO: AS REGIÕES DO BRASIL
4ª SÉRIES
URANDI- DEZEMBRO - 2010
PROFESSORA: MARIA DE LOURDES

Projeto apresentado para uma melhor interação dos discentes no uso das novas tecnologias de comunicação e informação como mais um recurso pedagógico que visa à melhoria do ensino/aprendizagem.
O projeto “As regiões do Brasil” visa fazer com que os alunos tenham maior conhecimento sobre as riquezas, às diversidades e problemas sociais das regiões.
A professora Maria de Lourdes mencionou que no ambiente escolar, mais especificamente na disciplina de geografia, que as aulas acabam ficando rotineiras e limitadas ao livro didático, mas estamos vivendo na era da informação nossos alunos não podem ficar limitados somente ao livro didático.
O projeto “As regiões do Brasil” vem buscar esta interação novas tecnologias, informação, conhecimento e por fim o mais importante o aprendizado.
Neste contexto, o projeto visa que os alunos busquem mais informações fora da sala de aula utilizando-se das tecnologias de informação, mais especificamente da internet na Sala de Tecnologias Educacionais e os softwares que ajudam a organizar estas informações de forma concisa e didática, podendo ser pesquisado todo esse material na própria escola no Centro de Informática.
Fazer com que os alunos aprendam e compreendam melhor sobre o Brasil, suas regiões e seus aspectos físicos e sociais, pois é necessário que os discentes tenham informações mais abrangentes sobre o país, vivem para que se tornem cidadãos críticos e participativos da sociedade.
Desenvolvendo o interesse científico e tecnológico nos alunos, fazendo com que os alunos aprendam e compreendam sobre as “Regiões Brasileiras”, sobre os recursos a serem utilizados durante o andamento do projeto e produção de slides através do aplicativo Impress.
Primeiramente foi apresentado o projeto aos alunos, depois de explicado e debatidas todas as propostas com os alunos, deu um prazo para execução do projeto.
A professora Maria de Lourdes trabalhou com o conteúdo “As Regiões do Brasil” conjuntamente com a pesquisa que foi desenvolvida da Sala de Tecnologias Educacionais da escola, primeiramente as regiões foram trabalhadas como um todo, posteriormente apresentadas separadamente por equipes: região norte, sul, sudeste, nordeste e centro-oeste, cada um destas regiões foram trabalhadas os aspectos naturais e sociais.
No Centro de Informática da Escola as pesquisas foram feitas na internet sob orientação do professor Custódio, todas as pesquisas realizadas e depois de concluídas pelos alunos foram apresentadas a comunidade escolar.

APRESENTAÇÃO DA REGIÃO NORTE 
 PARTICIPANTES DO GRUPO REGIÃO NORTE
 APRESENTAÇÃO DO GRUPO DA REGIÃO NORTE
CONTEÚDO APRESENTADO
 ESTADOS E CAPITAIS DA REGIÃO NORTE
 HINO DO ACRE






PRATO TACACÁ - REGIÃO NORTE













O GRUPO DA REGIÃO NORTE 
DANÇARAM A MÚSICA TIC TIC TAC