ESCOLA MUNICIPAL ORLANDO SPÍNOLA

ESCOLA MUNICIPAL ORLANDO SPÍNOLA

segunda-feira, 22 de março de 2010

3 - BRINCADEIRAS

3 - BRINCADEIRAS
A - No texto A Cutia Atrapalhada, existem várias palavras com x, só que com um som diferente. Em vez do som de ch (bruxa) existem palavras que têm um x diferente, com som de zê (exagerando). As palavras abaixos são variadas, algumas têm som de z e outras de x. Coloque z ou x naquelas em que você acha que é o som certo, e, depois, veja as repostas certas.
( ) MEXER
( ) EXAME
( ) BAIXO
( ) EXAGERO
( ) COAXAR
( ) PAIXÃO
( ) XAROPE
( ) EXATO
( ) EXERCÍCIO
( ) FAIXA
( ) EXISTIR
( ) XARÁ
B - Que tal agora você fazer uma brincadeira bem jóia com sua família e seus amigos, que além de ser divertida, também ensina palavras novas para todo mundo? O jogo é assim:
Primeiro: Pegue um dicionário e dê papeizinhos para todo mundo que vai jogar.
Segundo: O primeiro da roda pega o dicionário e escolhe uma palavra bem desconhecida, que tem um som maluco. Por exemplo, a palavra estapafúrdio . A pessoa que escolheu essa palavra escreve no seu papel o que a palavra quer dizer.
Terceiro: Os outros que estão brincando escrevem uma coisa bem maluca, fingindo que é o que está escrito no dicionário.
Quarto: A pessoa que escolheu a palavra lê o que todo mundo escreveu nos seus papéis e pede para os
jogadores escolherem qual é aquela que eles acham ser a escolhida.
Quinto: A pessoa que escolheu a palavra anota quantos votos cada palavra inventada teve. Cada voto em uma palavra inventada vale 10 pontos para a pessoa que a inventou. Cada pessoa que votou na palavra certa ganha
5 pontos. Se ninguém votar na palavra certa, quem escolheu a palavra do dicionário ganha 15 pontos. Ganha quem fizer mais pontos depois de duas rodadas.
Esta brincadeira pode ser muito legal, porque várias coisas engraçadas podem ser escritas a respeito da palavra do dicionário. Imagine só o que cada um pode dizer. Tente, você vai gostar! No mínimo 4 pessoas devem jogar.
4 - REDAÇÕES 

A - REDAÇÃO MISTURADA
Para você que gosta de escrever e criar histórias, esta é uma brincadeira bem legal. Temos duas redações quase prontas, mas você tem espaços para colocar o que quiser, e criar vários textos malucos com estas mesmas páginas.
Título:...............................................................
Há muito tempo atrás, existia um ........................... que morava na ..................... Ele gostava de .......... mas tinha pouco tempo para se dedicar a isso. Por isso, vivia meio zangado, com todas as coisas e pessoas do lugar.
Um dia, ele encontrou um .......................... , que era mágico e lhe deu o poder de realizar 3 desejos.O ............................... pediu então o seguinte:
- Desejo que ...........................................
E o seu desejo se realizou. Só que tinha um problema: ..................... O ................................... então usou o segundo desejo para consertar o primeiro, que acabou desfeito. Ele então resolveu pensar bastante antes de fazer o último pedido. Depois, pediu que........................... E viveu feliz para sempre.
A festa era um dia muito especial na vida da Anita! Era o dia de............................... Ela resolveu convidar muita gente para a festa: a ................... , o......................................e também as ......................................e os.................. Anita queria muitas coisas gostosas na festa: ............................., ..............................., ................................., ..................................., ...............................e ........................Ia ter comida para todos os gostos! Os convidados foram chegando lá pelo meio da tarde. Acontece que Anita não convidou justo o.........................................., que ficou zangado com o esquecimento e resolveu aparecer assim mesmo. Ele queria aprontar a maior bagunça! Então o ....................................................... apareceu disfarçado e bolou um plano: bem na hora de................................................, ele pulou no meio da sala e gritou: - Vocês não me convidaram, azar de vocês! Eu vou .................. E começou a .................... Só que Anita também tinha convidado os ........................, que detestavam o .......................... e resolveram brigar com ele. Os................................... conseguiram amarrar o...................... e a festa depois disso foi um sucesso!

5 - VAMOS FAZER RIMAS?
No texto A Cutia Atrapalhada, tudo é rimado. Fazer rimas é muito legal, fica mais gostoso de ler o texto. E é legal de escrever também! Quer ver?
Embaixo temos 4 pedaços do texto sem as rimas finais. Complete os trechos como quiser, imprima. Dê para seus amigos e veja como cada um termina o verso. Vale de tudo e pode ficar muito engraçado!
E a festa corria bem,
com muita animação.
..........................................
..........................................
Gente, o que aconteceu?
Briga, luta, gritaria?
..........................................
..........................................
Os bichos se esparramaram!
Por onde andava a cutia?
..........................................
..........................................
O feitiço mudou as vozes!
Dava até dó de se ver
..........................................
..........................................

6 - PESQUISA
A cutia é um bicho esquisito, não é mesmo? E a gente sabe tão pouco sobre ela.
Sabia que nós, aqui do Moderna On-line, pesquisamos bastante na Internet para tentar descobrir informações sobre a Cutia, mas achamos muito pouca coisa?
Que tal pesquisar em livros ou mesmo na Internet um pouquinho mais sobre esse bichinho tão gozado? Lembre-se de que muita coisa na Internet está em Inglês (Cutia chama-se agouti). Se descobrir algo legal, mande para a Moderna, gostaríamos muito de ler o seu e-mail.
Em uma pesquisa, podemos e devemos usar tudo o que for possível, ler livros, revistas, conversar com professores e pessoas que estudam o assunto e, agora, temos também a internet.
Quem sabe você acha uma coisa bem legal sobre a Cutia, e a gente coloca aqui no site, junto com seu nome.