ESCOLA MUNICIPAL ORLANDO SPÍNOLA

ESCOLA MUNICIPAL ORLANDO SPÍNOLA

quinta-feira, 4 de março de 2010

PROJETO DE INÍCIO DAS AULAS - OLÁ!


Projeto para que ser trabalhado no primeiro mês de aula.

Tema: Adaptação - Integração

Tempo de duração: Mês de fevereiro

Justificativa: O início das aulas é um momento que mistura alegria, tristeza, ansiedade, novidade e choro. Justamente por se tratar de algo novo para a criança requer um período de adaptação, especialmente para as que estão indo para escola pela primeira vez. A fase de adaptação pode durar alguns minutinhos, horas, dias e até meses... Depende da criança. Cabe a escola realizar a acolhida das crianças e que a adaptação ao novo espaço seja da melhor forma possível.

 

Objetivos

-Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade e espontaneidade.

-Propor atividades que colaborem para a aproximação entre os colegas, ou entre eles e crianças novas;

-Colaborar para que as crianças sintam prazer em estar na escola;

-Fortalecer o vínculo afetivo e um diálogo aberto;

-Elaborar os combinados, de acordo com a necessidade do grupo;

-Proporcionar atividades que contribuam para a livre expressão: falada, gesticulada, cantada ou através de desenhos.

-Verificar as fases de escrita dos alunos.

 

Conteúdos:

Português

§ Conversas, relatos de vivências, narração;

§ Nomes dos colegas, da professora e dos funcionários.

§ Crachá e cartaz com lista de nomes;

§ Alfabeto;

§ Histórias infantis;

§ Sondagem da escrita.

 

Matemática

§ Contagem oral;

§ Jogos;

§ Leitura de calendário.

§ Situações-problemas.

 

História e Geografia

§ Regras de convivência.

§ Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.

§ A história de vida do aluno.

Ciências:

§ Higiene e saúde

 

Artes:

§ Pintura;

§ Recorte e colagem;

§ Dramatizações;

§ Músicas diversas.

 

Educação Física:

§ Roda cantada;

§ Brincadeiras e jogos.

 

Desenvolvimento:

• Acolhida: Receber as crianças com carinho e alegria;

• Apresentações e dinâmicas de grupo;

• Atividades para conhecer os alunos: Quem sou eu?

• Passeio pela escola para conhecer as dependências e os funcionários;

• Atividades sobre valores e regras na escola;

• Brincadeiras e jogos;

• Trabalhos com músicas (fazer interpretações de forma oral, gestos, escrita e desenhos);

• Atividades orais (roda da conversa) onde os alunos poderão expressar suas expectativas quanto a escola, suas emoções, seus sentimentos;

• Atividades com nomes (crachás) e alfabeto;

• Sondagem da escrita;

• Situações-problemas (quantos alunos faltaram, quantos meninos são etc)

 

Culminância

Realizar uma gincana de brincadeiras objetivando que o importante é que todos se divirtam (corrida do saco pula corda, cobra-cega, corrida da batata, show de calouros, dança das cadeiras).

 

Avaliação

Observação e registro do professor quanto ao envolvimento, interesse e participação dos alunos.