ESCOLA MUNICIPAL ORLANDO SPÍNOLA

ESCOLA MUNICIPAL ORLANDO SPÍNOLA

quinta-feira, 4 de março de 2010

PROJETO “QUEM SOU EU?”



Alunos atendidos: ____ série.
Duração: ________ Dias.
Período: __________________.
TEMAS A SEREM TRABALHADOS:
Minha história de vida:
•             Quem sou?
•             Como eu sou?
Minha identidade pessoal…
História da minha família.
•             Quem são?
•             Como eles são?
Eu e minha escola.
•             Onde estudo?
•             Meus colegas.

Justificativa:
As atividades sugeridas levarão os alunos a conhecer a si mesmos, levando-os a compreender que têm uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola e na comunidade.

Objetivos gerais:
•             Revelar de diversas maneiras o seu modo de ser.
•             Entender que a vida e um processo de continuidade do passado e do presente.
•             Reconhecer-se como ser (mico na sociedade em que vive).
•             Conhecer a história de seus colegas a partir de relatos dos mesmos.

Desenvolvimento
•             Montagem do mural do Auto-retrato com o nome de todos os alunos da sala.
•             Caça-palavras com o tema família: nome dos membros de uma família.
•             Preenchimento de fichas de pesquisa sobre o aluno e sua família.
•             Explicação sobre a data de nascimento (certidão de identidade).
•             A partir dos dados pessoais observados na certidão, explicar como e formado o sobrenome.
•             Verificar na sala se existem alunos com o mesmo sobrenome, ou que nasceram no mesmo dia, no mesmo mês, no mesmo ano, na mesma maternidade.
•             Consultar a certidão de nascimento, para preencher a ficha.
•             Conversar com o aluno abordando as questões:
•             Será que o lugar onde estudamos faz parte de nossa vida, da nossa história? Por quê?
•             0 lugar onde estudamos sempre foi como hoje? Houve mudanças?
Que mudanças vocês imaginaram?
•             Quem conhece a história do lugar onde estuda? Qual é?
Discutir com o aluno:
•             Por que você não pode ser confundido com outra pessoa, mesmo tendo nome igual ao dela?
•             Compare você com outro colega. Quais são as diferenças e semelhanças entre vocês?
•             Se você tem o mesmo sobrenome que outro colega, quer dizer que são da mesma
família? Por quê?
•             Quais acontecimentos que você considera importantes na sua vida?
•             As pessoas estão sempre querendo mudar alguma coisa em si: o cabelo, os olhos. Por quê?
Confecção de linhas do tempo. 
            Culminância:
Montagem de textos coletivos ou individuais, álbuns e livros abordando a história do aluno e sua história na escola.
Meu nome é: ______________________________________
Tenho ____ anos. Sou do signo de _____________________
Meus cabelos são: ___________________________________
Eu gosto muito de:         _______________________________
__________________
Minha comida predileta é _____________________________
__________________________________________________
Tenho um (a) grande amigo (a) que se chama: _____________
____________________________________
Juntos, nos gostamos de brincar de ______________________
Não gosto quando ___________________________________
Meu maior sonho é: __________________________________
Escreva um pouco mais sobre você: ______________________
Estudo na Escola_____________________________________
Estou na série. Minha professora se chama: _______________
- Depois da ficha preenchida, cada aluno lera para os colegas.