ESCOLA MUNICIPAL ORLANDO SPÍNOLA

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sábado, 27 de fevereiro de 2010

7.2 - JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO - 8 A 11

JOGO 08 – Montando palavras
Níveis: silábico-alfabético e alfabético

MATERIAL:
Letras móveis do alfabeto maiúsculo.
Objetivos:
Desenvolver o raciocínio lógico;
Propiciar oportunidade de construir palavras, obedecendo aos princípios ortográficos;
Desenvolver a atenção.

Desenvolvimento:
Alunos organizados em pequenos em grupos;
Cada grupo com os jogos de letras;
Define-se quem inicia o jogo e estabelecem-se as regras;
O aluno, que começa, pensa em uma palavra e coloca sobre a carteira ou no chão a letra inicial e diz quantas letras tem a palavra que pensou.
Cada jogador, à sua vez, define uma letra que, se adequada, será colocada no devido lugar. Se não, será eliminada;
O jogador que errar 03 (três) vezes será eliminado do jogo.
Quem completar a palavra inicia a rodada seguinte.

JOGO 09 – Cruza-palavras
Níveis: silábico-alfabético e alfabético

MATERIAL:
Letras móveis do alfabeto maiúsculo e quadro quadriculado.
Objetivos:
Desenvolver a atenção e a ortografia;
Enriquecer o vocabulário.
Desenvolvimento:
Colocar os alunos em pequenos grupos. Cada grupo terá jogos de letras.
Define-se quem começa
Cada jogador, à sua vez, coloca uma letra, buscando formar uma palavra, seja no sentindo vertical, horizontal ou diagonal;
Ganha o grupo que construir o maior número de palavras.

ANEXO DO QUADRO QUADRICULADO DO JOGO CRUZA-PALVRAS
 
JOGO 10 – Biriba
Níveis: silábico-alfabético e alfabético

MATERIAL:
Letras móveis do alfabeto maiúsculo.
Objetivos:
Desenvolver a atenção e o raciocínio lógico
Oportunizar o uso da criatividade e da ortografia;
Ampliar o vocabulário.

Desenvolvimento:
Colocar as crianças em pequenos grupos (no máximo 05);
Cada grupo com jogos de letras;
Define-se quem inicia o jogo e a seqüência;
Definem-se as regras do jogo.
Exemplo:
Só valem nomes de frutas;
O jogador sem dizer qual é, coloca a primeira letra sobre a categoria no chão.
O jogador seguinte, pensa em uma palavra começada com aquela letra e coloca a 2ª letra... e assim sucessivamente;
O jogador que completar uma palavra conforme o combinado diz “BIRIBA!”  e ganha uma letra da palavra Biriba.
Ganha o jogo quem completar a palavra Biriba primeiro ou quem tiver o maior número de letras no término do tempo do jogo;
O jogador que completar a palavra, inicia a rodada seguinte.

JOGO 11 – Dominó de letras
Níveis: silábico-alfabético e alfabético

Material:
Confeccionar 24 peças tipo dominó, uma parte com letra maiúscula e a outra com letra minúscula.
A primeira peça terá a mesma letra nas duas partes, porém as demais em peças diferentes.

Objetivos:   
 Diferenciar letras maiúsculas e minúsculas do alfabeto.
Desenvolvimento:
Poderão participar até 4 jogadores.
Embaralhar as peças e dividir em número igual aos participantes.
O primeiro a jogar será o jogador que tiver a peça  A a.
O próximo será o jogador que tiver a peça com a letra “A” maiúscula.
Os jogadores deverão encaixar sempre as letras  minúsculas nas maiúsculas.
Sempre que for a vez de um jogador e ele não tiver a peça que encaixa, ele deverá passar a vez para quem tiver.
Vencerá quem encaixar todas as peças no jogo primeiro.

Anexo do alfabeto do jogo dominó de letras