ESCOLA MUNICIPAL ORLANDO SPÍNOLA

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sábado, 27 de fevereiro de 2010

7.3 - JOGOS ALFABETIZAÇÃO - 12 A 14


JOGO 12 – forca
Níveis: silábico, silábico-alfabético e alfabético

Material:
O professor ou o aluno coloca na lousa as lacunas da palavra e desenha a forca.
Outra opção é usar o desenho do anexo.
Objetivos:
·       Desenvolver habilidades, tais como, memória, atenção, observação e raciocínio.
·       Refletir sobre a escrita de palavras, a partir de suas hipóteses.
Desenvolvimento:
Consiste em adivinhar qual a palavra que está escondida. O aluno vai sendo enforcado aos poucos a cada letra que errar. Deve dizer as letras que acha que vão formar a palavra.
Duas modalidades do jogo:
1)  Jogo sem dica e sem tempo limite. Tem que adivinhar as letras para formar a palavra.
2) Jogo com dica e com limite de tempo. A resposta é a palavra escondida. Se oferecer a dica da palavra, o aluno terá um limite de 2 minutos pra conseguir adivinhar.

ANEXO DO JOGO DA FORCA
 
JOGO 13 – Dominó de palavras
Níveis: pré-silábico, silábico e silábico-alfabético
Material:
Confeccione 24 palavras com figuras em cartões que fazem parte do vocabulário da criança.
 Objetivo:
·       Promove a associação significativa entre imagem e palavra.
Desenvolvimento:
Formar grupos de 3 ou 4 crianças.
Para começar, cada criança recebe 4 cartões e os demais ficam no monte. O primeiro jogador coloca um cartão na mesa e o próximo deve ver se tem cartões correspondentes. Se não tiver pegado um cartão do monte.
Vence quem ficar sem nenhum cartão.

ANEXO DO JOGO DOMINÓ DE PALAVRAS
ANEXO DO JOGO DOMINÓ DE PALAVRAS
JOGO 14  –  Bingo de letras
Níveis: pré-silábico, silábico.

Material:
·       Cartelas com letras do alfabeto maiúsculo;
·       Um saquinho com as letras do alfabeto maiúsculo.
·       Tampinhas ou sementes.
Objetivos:
Identificar as letras do alfabeto.
Desenvolvimento:
Cada criança recebe uma cartela do bingo com as palavras.
Colocar em uma sacola cartões com as letras do alfabeto.
Sortear uma letra. Quem tiver na cartela a letra sorteada vai marcando com tampinhas ou sementes.
Vence quem primeiro preencher a cartela.

ANEXO DE CARTELAS DO JOGO BINGO