ESCOLA MUNICIPAL ORLANDO SPÍNOLA

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sábado, 27 de fevereiro de 2010


JOGO 28 – Árvore ortográfica
Níveis: alfabético
Material:
Desenhar e colorir a figura de uma árvore, e em seguida confeccionar os frutos (cajuzinhos ou maçãs), onde o professor colocará letras que representam dificuldades ortográficas diversas.
(z ,s, nh, x, ch, ss, ç, sc)
Objetivos:
·       Ampliar o vocabulário, fixar os dígrafos, domínio de um número cada vez maior de palavras.
Desenvolvimento
Pode-se jogar com duas ou mais pessoas.
Os “cajuzinhos” estarão presos na árvore com as dificuldades ortográficas no verso.
Alternadamente cada participante pegará um cajuzinho e ao virá-lo escreverá e falará uma palavra utilizando a dificuldade ortográfica em questão. Se acertar, ficará com o cajuzinho,
Caso contrário, voltará o cajuzinho para a árvore.
Ganhará o jogo quem tiver o maior número de cajuzinhos ao final da partida.
O professor poderá estipular quantas palavras com a mesma dificuldade o aluno terá que falar.
ANEXO DO JOGO DA ÁRVORE ORTOGRÁFICA

ANEXO DO JOGO DA ÁRVORE ORTOGRÁFICA
 
JOGO 29 – Loto leitura
Níveis: silábico e silábico-alfabético
Material:

São seis placas com quatro desenhos em cada uma, relativos a palavras com quatro letras: vinte e quatro palavras e as letras correspondentes, avulsas.

Objetivos
·       Conhecer as letras e formar palavras
·       Relacionar figuras e nomes.
·       Desenvolver a atenção e a concentração.
·       Refletir sobre a escrita das palavras a partir de suas hipóteses.
Desenvolvimento:

Cada criança recebe uma placa quadriculada.

O professor coloca as fichas com as palavras em um envelope e sorteia de uma em uma dizendo-a em voz alta.

As crianças terão a sua frente às letras avulsas do jogo.

Ao ouvirem a palavra, verificam se tem o desenho correspondente e procurem as letras que a compõem.

É o vencedor quem primeiro conseguir completar a placa.

Anexo do jogo loto leitura
  
Anexo do jogo loto leitura

Anexo do jogo loto leitura
 
Anexo do jogo loto leitura