ESCOLA MUNICIPAL ORLANDO SPÍNOLA

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sábado, 27 de fevereiro de 2010

7.4 JOGOS ALFABETIZAÇÃO 15 A 20

JOGO 15 – Jogo de rimas
Níveis: silábico-alfabético e alfabético
MATERIAL:
• Lápis, papel e relógio
Objetivo:
• Conhecer vários tipos de palavras que rimam entre si.
Desenvolvimento:
O professor proporá as crianças que escrevam o maior número de palavras que tenham o mesmo som final (ex. balão, pavão, botão etc.)
Este jogo poderá ser individual ou em grupo.
O professor dará um tempo para as crianças terminarem a tarefa minutos.
No final a criança ou grupo, irá ler as palavras que conseguiram escrever.
Vence quem conseguir o maior número de palavras.

JOGO 16 – A palavra é...
Níveis: silábico-alfabético e alfabético
MATERIAL:
Rótulos de produtos ou fichas com palavras recortadas de jornais e revistas ou palavras que fazem parte do conhecimento da criança.
Objetivos:
• Leitura de rótulos ou palavras conhecidas.
Desenvolvimento:
Colocar dentro de um saquinho, envelope ou caixa o rol de palavras significativas.
O aluno retira uma palavra e lê em voz alta. Ganha quem conseguir ler mais palavras.
 
JOGO 17 – jogo da memória de rótulos
Níveis: pré-silábico e silábico

Material:
·         Cartões com rótulos de produtos.
Objetivos:
·       Desenvolver a atenção e memória.
·       Promover a leitura de rótulos.
Desenvolvimento:
As crianças, em grupos, deverão formar pares iguais de figuras no menor tempo possível. Ao fim da partida, ganha quem formar mais pares.
Anexo do jogo da memória com rótulos
 
Anexo do jogo da memória com rótulos

 
JOGO 18 – Trilha do alfabeto
Níveis: pré-silábico e silábico
Material:
·       Uma trilha na cartolina para cada grupo.
·       Um dado para cada grupo.
·       Tampinhas de pasta de dentes ou de garrafas.
Objetivos:
·       Conhecer as letras do alfabeto fazendo a correspondência com palavras iniciadas com elas.
Desenvolvimento:
Começa com o aluno joga o dado e tira um número.
 A criança deverá mover seu peão (tampinha) tantas casas quanto for o número sorteado no dado. Na letra que parar, o jogador deverá dizer um nome (de colegas, de animais, de frutas, alimentos etc).
Aquele que não souber ou errar a palavra fica sem jogar uma partida.
Vence quem fizer o maior número de pontos (cada palavra vale 2 pontos).
Anexo do jogo da trilha
JOGO 19 – Descobrindo as letras
Níveis: alfabético
MATERIAL:
·       Quadro grande com as letras do alfabeto maiúsculo.
Objetivos:
Trabalhar com crianças que trocam letras;
Relacionar grafemas e fonemas;
Identificar e distinguir fonemas surdos e sonoros e os grafemas correspondentes.
Desenvolvimento:
Organizar um grande quadro com as letras do alfabeto, no centro da sala;
Colocar as crianças em círculo;
A professora pronuncia uma palavra e a criança aponta a letra correspondente ao som inicial: faca – retira-se a letra F.
Se a criança errar, deve-se solicitar que mostre a palavra ditada com a letra escolhida e que, em seguida, leia-a. Percebida a troca, a criança apanha a letra certa.

    JOGO 20 – Formando nomes 
Níveis: pré-silábico, silábico e silábico-alfabético
Material:
·       Letras móveis do alfabeto maiúsculo e  cartões com figuras diferentes.
Objetivo:
·       Refletir sobre a escrita de palavras, avançando em suas hipóteses.
Desenvolvimento:
Cada criança ou dupla sorteia uma figura e tenta escrever o nome utilizando as letras móveis. O professor fará as intervenções necessárias.


Anexo do jogo formando nomes
 
Anexo do jogo formando nomes