JOGO 21 – Rimando
Nível: AlfabéticoMATERIAL:
• Letras móveis do alfabeto.
Objetivos:
Desenvolver a discriminação auditiva;
Identificar sons finais e grafemas correspondentes.
Desenvolvimento:
Colocar as crianças em círculo e organizadas em grupos de cinco;
No centro da roda põem-se as letras destacadas e amontoadas;
O professor combina a regra com o grupo:
Ela dirá um verso, um trava-língua, um poema, etc.
Após dizer o texto, ela dirá: “um... dois... três...!”.
Ao dizer TRÊS! Sairá de cada grupo uma das crianças que irá ao centro do círculo apanhar a letra que marcou a rima;
Ganha o jogo o grupo que pegar maior número de letras, depois de um determinado tempo de jogo: após 05 (cinco) versos.
Exemplo:
- sugestões de falas:
O doce perguntou pro doce
Qual era o doce mais doce
O doce respondeu pro doce
Que o doce mais doce
Era o doce de batata doce.
Há um sapo dentro do saco
Há um saco, com sapo dentro.
Há um sapo fazendo papo,
Há um papo fazendo vento.
JOGO 22 – Boliche de letras
Níveis: pré-silábico e silábicoMATERIAL:
• Garrafas PET com uma letra do alfabeto.
Objetivos:
• Reconhecer as letras do alfabeto.
• Relacionar as letras do alfabeto com as primeiras letras das palavras.
Desenvolvimento:
A criança joga a bola e depois deverá dizer uma palavra que inicie com cada letra que derrubou.
Variação:
Dizer palavras só de determinado grupo, por exemplo: frutas, cores, animais etc.
Exemplo:
JOGO 23 – Descubra seu nome
Níveis: pré-silábico e silábico
Material:
· Fichas de cartolina com os nomes dos alunos
Objetivo:
· Identificar seu nome e/ou de seus colegas.
Desenvolvimento:
Os alunos são divididos em dois grupos. O professor apresenta a um aluno de um grupo quatro tiras de com nomes e o aluno deverá reconhecer o seu nome e mostrar aos outros colegas.
Se acertar marcará um ponto para sua equipe.
Vence a equipe que marcar mais pontos.
Variação:
O aluno deverá identificar em um dos cartões o nome de um colega.
Exemplo de ficha com nome:
JOGO 24 – Campeonato de palavras
Níveis: silábico e silábico-alfabético
Material:
· Lousa e giz
Objetivos:
Desenvolver a atenção;
Oportunizar o uso da criatividade e da ortografia;
· Ampliar o vocabulário.
Desenvolvimento:
O professor divide os alunos em duas equipes. Divide a lousa em duas partes e escreve uma letra em cada parte da lousa para cada equipe. O jogo se inicia quando o professor chama um aluno de uma equipe para escrever uma palavra iniciada a letra do quadro. Ganha um ponto para sua equipe quem acertar a palavra. Vence a equipe que fizer mais pontos.
JOGO 25 – Pif de palavras
Níveis: alfabético
Níveis: alfabético
Material:
· Cartões com quatro alfabetos completos e oito curingas, que podem ser usados no lugar de qualquer vogal.
Esse número de cartões é ideal para três jogadores.
Objetivos:
Desenvolver a atenção;
Oportunizar o uso da criatividade e da ortografia;
Ampliar o vocabulário.
Desenvolvimento:
Desenvolvimento:
A regra é montar palavras usando cartões com letras.
Para começar, as cartas devem ser viradas com a face para baixo e embaralhadas.
Cada criança compra onze cartas e as demais ficam no monte.
Vence quem primeiro formar três palavras usando as onze letras.
Não importa o número de letras de cada palavra. A cada rodada, o jogador compra uma carta no monte. Se a letra se encaixar na palavra que está montando, a criança fica com ela e joga na mesa uma outra que tem em mãos, mas que não lhe serve.
O próximo jogador pode pegar a letra descartada ou arriscar outra do monte.
Caso o monte acabe antes que algum dos jogadores tenha conseguido seu objetivo, basta embaralhar as cartas que já foram viradas e colocá-las em jogo novamente.
Anexo do jogo Pif de palavras